No dia 7 de abril, domingo, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Vascular – Regional Minas Gerais (SBACV MG) realiza o ‘Circuito Vascular 2019’.
O evento acontece de 8h às 11h, na Praça íris Valadares, Bairro Belvedere. Além de distribuir material educativo para a população, angiologistas promovem e participam da corrida.
O objetivo é chamar a atenção para as doenças vasculares. Para tanto, a ação ainda marca o ‘Dia Mundial da Atividade Física’, celebrado em 6 de abril.
Além das varizes, há problemas vasculares que atingem tanto homens quanto mulheres. Entre eles estão:
- Trombose venosa profunda (presença de um coágulo dentro de uma veia);
- Pé diabético (uma das complicações do diabetes e que leva a riscos de amputação);
- AVC (Acidente Vascular Cerebral);
- Aneurisma da aorta, dentre outros.
De acordo com o presidente da SBACV MG, RodrigoDaniel Moreialvar, uma das maneiras de prevenir essas doenças é praticar atividades físicas. Mas, para isso, devem ser feitos sob orientação profissional.
Ele reitera que os pacientes devem procurar o médico antes de iniciar o seu programa em uma academia ou para praticar ao ar livre.
Para o médico, a atividade física leva a inúmeros benefícios. Dentre eles, ajuda no controle da pressão arterial, combate a insuficiência venosa, minimiza problemas de circulação. Também ajuda no controle do diabetes.
Segundo o presidente da SBACV MG, os médicos devem dar exemplo. E portanto, estimular os hábitos de vida saudável e que promovam mais saúde.
Do ponto de vista de saúde vascular é um dos melhores exercícios, Por isso, essa é uma forma de estimular pacientes e população em geral mostrando o quanto é importante a promoção de saúde.
Portanto, quem quiser acompanhar a corrida, é necessário estar apto ao exercício. Também se alimentar bem, hidratar e usar protetor solar.