LEIA A HOMENAGEM
Todos nós oftalmologistas brasileiros, e filiados à Sociedade Mineira de Oftalmologia, estamos verdadeiramente consternados com o desaparecimento do querido professor Nassim Calixto.
Homem profundamente ético e generoso, professor exemplar, amigo leal, com Nassim apreendemos muita coisa boa que até hoje, estamos certos, procuramos aplicar na profissão e na vida.
Nassim, de uma lisura e honestidade espartanas, foi exemplo de cidadão e professor modelados com a argila com a qual Deus gostaria que todos os seres humanos fossem feitos.
Nassim nunca, sob pretexto algum, fez a menor concessão ao facilitário tão ao agrado dos relacionamentos atuais.
Rígido de princípios, mas doce e terno de coração, Nassim fez de sua vida um caminho ladeado pela estima, admiração e respeito de todos seus amigos e alunos, da família e da comunidade médica e oftalmológica brasileiras.
Por tudo que Nassim representou e pelo maravilhoso legado que nos deixa, podemos repetir Guimarães Rosa quando, ao mesmo tempo, afirma e pergunta: a morte é só para os que morrem. Será?
Nassim leva uma parte de nós na imorredoura saudade que nos deixa e pelo muito que nos ensinou com generosidade, competência e desapego.
Sociedade Mineira de Oftalmologia (SMO)
Foto: Bruna Carvalho/FM UFMG