Saúde Mamária é tema de Live
Você sabia como é importante realizar o rastreamento do câncer de mama? Médicos não especialistas em saúde mamária podem ajudar a você a conhecer este tema.
O Webinar Diagnósticos e resultados - O papel dos médicos não especialistas em mastologia frente à saúde mamária', foi realizado no dia 27 de outubro com a transmissão pelo Canal do YouTube da AMMG: https://www.youtube.com/watch?v=yz9Rufpe19Y. Promovido pela Associação Médica de Minas Gerais e Sociedade Brasileira de Mastolgia - Regional Minas Gerais (SBM MG), trouxe temas importantes em celebração ao Outubro Rosa.
O Diretor Científico da AMMG, Agnaldo Soares Lima, deu as boas-vindas e ressaltou a importância do debate entre os médicos que não são especialistas em mastologia e como é possível ajudar a seus pacientes na prevenção e no encaminhamento para o tratamento de um possível câncer de mama.
Coordenando, o mastologista e vice-presidente da AMMG, Gabriel de Almeida Silva Júnior destacou a importância destas conversas que aconteceram durante todo o mês de outubro e que reforçam a importância de tirar as principais dúvidas sobre a doença.
Dados Saúde Mamária
Abrindo as palestras, a presidente da SBM MG, Annamaria Massahud. De acordo com a especialista, o câncer de mama é o mais frequente e a principal causa de morte, entre as mulheres, no mundo. A boa notícia é que, descoberto em estágios iniciais, tem a sobrevida de 98%. “Por isso, é de suma importância o diagnóstico precoce, o tratamento correto e o autocuidado, trazendo para si hábitos de vida saudáveis.”
Soraya de Paula Paim, mastologista e Coordenadora da Comissão Municipal de Oncologia Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Belo Horizonte (SMS PBH), abordou sobre o fluxo de encaminhamento no Sistema Único de Saúde (SUS) e deu um panorama de como estão os atendimentos e de que forma é feito o rastreamento na rede pública. Paim ressaltou que tem visto nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), clínicos e ginecologistas não examinarem as mamas das mulheres. “Recebemos mulheres com lesões palpáveis e com achados radiológicos que nos dizem não terem sido examinadas. Isso é muito triste e precisamos reverter isso.”
Último Libânio da Costa, representante da Sociedade Brasileira de Clínica Médica – Regional Minas Gerais, ressalta que a fragmentação da assistência tem se tornado cada vez mais perigoso, pois, o paciente precisa ser visto como um só. Para Costa, o clínico tem um papel de prestar uma assistência geral, e que precisa estar atento a todos os aspectos. ‘’Ele ajuda ao encaminhar a pessoa com o maior detalhamento e iniciar um diagnóstico. Seu papel é importante em todos os aparelhos do sistema. Vamos reforçar que é imprescindível escutar o seu paciente, isso pode nos ajudar bastante em nossa anamnese.”
Importância da integralidade e história de vida
Ricardo Alexandre de Souza, presidente Sociedade da Associação Mineira de Medicina da Família e Comunidade, trouxe questões sobre cuidados paliativos, a importância de se promover a qualidade de vida do paciente e seus familiares; os cuidados integrais compreendendo o indivíduo dentro da sua história, a importância do rastreamento e o diagnóstico precoce. “É preciso ficar claro que podemos ajudar as pessoas a alcançar uma saúde melhor.”
A presidente Sociedade Brasileira de Geriatria – Regional Minas Gerais (SBGG MG), Juliana Elias Duarte, falou sobre a importância do compartilhamento de decisão e a avaliação funcional do indivíduo, o que se aplica ao câncer de mama. “A avaliação geriátrica ampla nos ajuda muito pois a velhice é heterogênea. E se você chega aos sessenta anos, deve ser levado em conta a história de vida, o que aconteceu ao longo destes anos.”
Para finalizar, Chiara Menezes Greco, a vice-presidente da Sociedade de Acadêmicos de Medicina de Minas Gerais (Sammg), falou sobre uma pesquisa para junto aos acadêmicos de como eles veem a disciplina da mastologia nas faculdades. “Ele foi respondido pelas instituições onde a Sammg tem suas regionais. Sendo que mais da metade dos entrevistados disseram que a mastologia tem uma abordagem bem superficial.”
Tire suas principais dúvidas
Os debatedores ao final do encontro ainda responderam as principais dúvidas dos internautas. O Webinar ficará disponível para quem não pode acompanhar pelo canal do YouTube da AMMG: https://www.youtube.com/user/sigaammg