login
Primeiro acesso? Clique aqui

Este site foi desenvolvido com tecnologias avançadas para
lhe proporcionar uma experiência incrível.
Infelizmente, este navegador não é suportado

Sugerimos que você use o
Google Chrome para melhores resultados.

Previna o câncer da pele

9 de dezembro de 2020

Dezembro Laranja alerta para o Câncer da Pele

Em Minas, a campanha usa o slogan ‘Amigos de Verão: Eu + Protetor Solar + Sol = Juntos Pela Saúde’. e conta com ações junto aos médicos e população

Pelo 7º ano consecutivo, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) lidera a campanha ´Dezembro Laranja’, de Prevenção ao Câncer da Pele. Este ano, devido à pandemia da Covid-19, não haverá o mutirão de atendimento organizado pela SBD e suas regionais. Em Minas, a Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Minas Gerais (SBD MG), realizará capacitação para cerca de mil médicos da rede de atenção primária da Prefeitura de Belo Horizonte, iluminará prédios e pontos da capital, e também fará um trabalho de conscientização junto a profissionais como cabelereiros e tatuadores para que sejam propagadores da mensagem. O tema da campanha promovida pela SBD MG (gestão 2019-2020), usa o slogan ‘‘Amigos de Verão: Eu + Protetor Solar + Sol = Juntos Pela Saúde’.

De acordo a presidente da SBD MG, Rachel Guerra, a campanha visa tornar o movimento ainda mais conhecido, informar sobre a doença, sensibilizar sobre as formas de prevenção, contribuir para o diagnóstico correto, alertar sobre à necessidade de proteção diária e incentivar às crianças para os principais hábitos de foto-proteção. “Em Minas serão disponibilizados aos associados kits com peças de comunicação para que façamos uma força tarefa de alertar a população sobre os riscos e as formas de proteção adequadas. Além disso, teremos o vídeo oficial da campanha; peças para Whatsapp e redes sociais.”

As crianças também serão o foco dessa campanha. Serão gravados vídeos pelos pequenos com dicas de proteção, com o foco nas redes sociais. A regional Minas também lançará um vídeo com o grupo mineiro Tianastácia, conhecido do público e que abraçou essa causa.

Segundo o dermatologista e coordenador da campanha em Minas, Abrahão Osta, ações irão se estender durante todo o verão levando cada vez mais informação e conscientizando o público alvo. “Precisamos unir forças pois os números são alarmantes e o cuidado precisa começar desde a infância. Todos devem estar alertas e procurar sempre um dermatologista, em caso de dúvidas ou lesão suspeita.”

 

Sobre o câncer da pele

Conforme o Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2020, são estimados 165.568 mil casos de câncer da pele não melanoma e 8.450 do tipo melanoma. Dados da SBD apontam que quase 90% dos casos existentes são de carcinomas. Estes tumores têm letalidade baixa, mas provocam cerca de 1900 óbitos a cada ano no nosso país.

O câncer da pele é provocado pelo crescimento anormal das células que compõem a pele. Existem diferentes tipos que podem se manifestar de formas distintas, sendo os mais comuns denominados carcinoma basocelular e carcinoma espinocelular – chamados de câncer não melanoma – e que apresentam altos percentuais de cura se diagnosticados e tratados precocemente. Um terceiro tipo, o melanoma, apesar de não ser o mais incidente, é o mais agressivo e potencialmente letal. Quando descoberta no início, a doença tem mais de 90% de chance de cura.

Por isso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia orienta que as pessoas se examinem com regularidade, consultando um dermatologista em caso de suspeita. Também é importante que se examine familiares, pois muitas vezes os cânceres podem aparecer em regiões que não é possível reconhecer sozinho. Ao se expor ao sol, é importante que as áreas descobertas estejam protegidas, mesmo em dias frios e nublados.

A melhor forma de evitar a doença é a prevenção! Vale reforçar que o autoexame não substitui a ida ao dermatologista da Instituição. Encontre um dermatologista associado à SBD em: www.sbd.org.br.

 

Previna-se!

– Evite o sol entre 9h e 15h;

– Use camiseta, chapéu de abas largas, sombrinha e guarda-sol;

– Lembre-se dos óculos escuros, de preferência com lentes de boa qualidade;

– Aplique o protetor solar diariamente (fator de proteção de no mínimo 30) e repita a aplicação a cada duas horas.

 

 Fonte: SBD