Congresso reúne expoentes em epidemiologia e controle de infecções
Nos dias 12 e 13 de agosto, o Centro de Convenções e Eventos da Associação Médica de Minas Gerais (Cencon AMMG), em Belo Horizonte, recebe o III Congresso Mineiro de Epidemiologia, Prevenção e Controle de Infecções e o 6º Congresso Mineiro de Infectologia. As inscrições para a participação do encontro foram prorrogadas até o dia oito de agosto. Especialistas de grande renome do Brasil falam sobre ‘Varíola do Macaco’ (Monkeypox), ‘Hepatites virais’, ‘Aids’, ‘Vacinação’, ‘Resistência microbiana’, ‘Coronavírus’, dentre outros temas.
De acordo com o presidente da Sociedade Mineira de Infectologia (SMI), departamento científico da AMMG, Estêvão Urbano, o evento será uma ótima oportunidade de debater o que há de novo nessas áreas, sobretudo, levando em conta os acontecimentos dos últimos anos que trouxeram novas epidemias e o surgimento de muitas atualizações à cerca do tema. “Precisamos destacar sobre a avassaladora epidemia mundial da Covid-19 que abriu uma janela de novas condutas e da certeza que convivemos com vírus que sofrem grandes mutações e podem, a cada momento, serem mais agressivos. Por isto, sem dúvida, é preciso estarmos sempre em constante atualização científica e preparar nossos sistemas de saúde para uma demanda que pode, a qualquer momento, trazer graves consequências para à população.”
Urbano também ressalta os debates sobre a importância da imunização e as conquistas e evoluções nas pesquisas sobre o HIV. “A baixa cobertura vacinal promove o reaparecimento de doenças que, antes, já haviam sido erradicadas. E importante comemorar as evoluções nas descobertas em torno de doenças infectocontagiosas que dizimaram milhares de pessoas como a Aids.”
O encontro é aberto a médicos de todas as especialidades, residentes, acadêmicos de medicina, enfermeiros, farmacêuticos e profissionais da saúde de uma forma geral. Mais informações: www.infectominas.com.br/site