login
Primeiro acesso? Clique aqui

Este site foi desenvolvido com tecnologias avançadas para
lhe proporcionar uma experiência incrível.
Infelizmente, este navegador não é suportado

Sugerimos que você use o
Google Chrome para melhores resultados.

Doe sangue, doe vida

8 de junho de 2022

A doação de sangue é um gesto solidário de doar uma pequena quantidade do próprio sangue para salvar a vida de pessoas que se submetem a tratamentos e intervenções médicas de grande porte e complexidade, como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias.

Além de pessoas que submetem a procedimentos e intervenções médicas, o sangue também é indispensável para que pacientes com doenças crônicas graves - como Doença Falciforme e Talassemia - possam viver por mais tempo e com mais qualidade, além de ser de vital importância para tratar feridos em situações de emergência ou calamidades.

Uma única doação pode salvar até quatro vidas. Um simples gesto de amor e solidariedade pode gerar muitos sorrisos. Faça sua parte, independentemente de parentesco entre o doador e quem receberá a doação

O sangue é insubstituível e sem ele é impossível viver. Por isso, o Ministério da Saúde reforça periodicamente a importância de os brasileiros adotarem a cultura solidária da doação regular e espontânea de sangue.

O objetivo é manter os estoques de sangue sempre abastecidos e não apenas em datas específicas ou quando algum conhecido precisar.

Agora que você entende a importância deste ato de solidariedade, faça a sua parte. Vá ao hemocentro mais próximo e doe sangue regularmente. Vidas dependem de você!

Fonte: Ministério da Saúde

Orientações

O Hemominas está atendendo apenas com agendamento para evitar aglomerações e garantir a sua segurança.

Se você está com sintomas de gripe/resfriado como: tosse, febre, coriza, dor de garganta, não doe sangue agora. É necessário aguardar 14 dias após o término dos sintomas para candidatar-se à doação de sangue. Se você não apresenta febre, aguarde 10 dias após o término dos sintomas.

Comparecer à unidade com, no mínimo, 15 minutos de antecedência em relação ao horário agendado.

A idade para doação de sangue é entre 16 e 69 anos. Jovens de 16 e 17 anos e maiores de 60 anos devem consultar condições especiais clicando aqui.
Quem já doou, deve observar o prazo entre doações de sangue. Homens: 60 dias e até 4 vezes por ano; Mulheres: 90 dias e até 3 vezes por ano.
Saiba mais sobre os critérios adicionais para a doação de sangue referentes ao COVID-19, clicando aqui.
Para saber as condições e restrições para a doação de sangue, clique aqui.
Para mais informações sobre este serviço, clique aqui.

Fonte: Hemominas