O Dia Mundial da Asma (World Asthma Day - WAD) (5 de maio de 2021) é organizado pela Global Initiative for Asthma, (GINA) (www.ginasthma.org), uma organização colaborativa da Organização Mundial da Saúde, fundada em 1993, com o objetivo de aumentar o conhecimento sobre a asma em todo o mundo.
A Sociedade Mineira de Pneumologia e Cirurgia Torácica (SMPCT) apoia este movimento mundial, que tem como tema em 2021 : “Descobrindo os Equívocos sobre a Asma”.
“O tema fornece um apelo à ação para abordar mitos e conceitos errôneos amplamente difundidos a respeito da asma, que impedem que os asmáticos possam desfrutar dos benefícios ideais dos grandes avanços no tratamento da asma.”
Fatos ou mitos sobre a asma?
- Asma é uma doença
- A asma na maioria das vezes se inicia na infância, mas na verdade pode ocorrer em qualquer idade. Pode muitas vezes começar na infância, melhorar por vários anos e reaparecer na idade adulta.
- Asma é infecciosa.
- MITO. A asma não é infecciosa. No entanto, infecções respiratórias virais (como resfriado comum e gripe) podem causar ataques de asma. Em crianças, a asma está frequentemente associada a alergia, mas a asma que começa na idade adulta é menos frequentemente alérgica.
- Quem sofre de asma não deve se exercitar.
- Quando a asma não está controlada, o exercício físico pode desencadear crises. Porém, quando a asma está bem controlada, os asmáticos são capazes de se exercitar e até mesmo praticar esportes de ponta, e inclusive devem se exercitar com o tipo de exercício preferido.
- A asma só é controlável com corticoides em altas doses.
- A asma é mais frequentemente controlável com esteróides inalados em baixas doses. De acordo com as “Recomendações de Manejo da Asma SBPT 2020”, a asma é uma doença heterogênea, ou seja, cada paciente vai precisar de um tipo diferente de medicamento (geralmente anti-inflamatório, o corticoide inalatório isolado ou associado a broncodilatador).
- O paciente com asma tem maior risco de ter covid-19 e evoluir para a forma grave da doença.
- A asma em geral não predispõe a maior risco de Covid -19 ou a formas mais graves desta doença. Porém pacientes com asma grave (que usam corticoide oral com frequência ou que se internaram por asma no ano anterior) devem ser considerados grupo de risco para Covid-19 grave. Os pacientes com asma devem se vacinar contra covid-19 na agenda vacinal normal determinada pelo Ministério da Saúde, e apenas os asmáticos graves devem ter prioridade. Ver orientações da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia https://sbpt.org.br/portal/coronavirus/
Referências
- GINA- World Asthma Day 2021 - Global Initiative for Asthma – disponível em https://ginasthma.org/wad/.Acesso em 16/04/2021.
- Pizzichini MMM, Carvalho-Pinto RM, Cançado JED, Rubin AS, Cerci Neto A, Cardoso AP, Cruz AA, Fernandes ALG, Blanco DC, Vianna EO, Cordeiro Junior G, Rizzo JA, Fritscher LG, Caetano LSB, Pereira LFF, Rabahi MF, Oliveira MA, Lima MA, Almeida MB, Stelmach R, Pitrez PM, Cukier A. 2020 Brazilian Thoracic Association recommendations for the management of asthma. J Bras Pneumol. 2020; 46(1):e20190307.
- GINA – Difficult to treat and Severe Asthma in adolescent and adult patients. Diagnosis and Management. Disponível em: https://ginasthma.org/wp-content/uploads/2019/04/GINA-Severe-asthma-Pocket-Guide-v2.0-wms-1.pdf