No dia 7 de abril, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Vascular – Regional Minas Gerais (SBACV MG) realizou o Circuito Vascular 2019’. O evento aconteceu na Praça íris Valadares, Bairro Belvedere (BH). Além de distribuir material educativo para a população, angiologistas participaram de corrida, com o objetivo de chamar a atenção para as doenças vasculares. A iniciativa faz menção ao ‘Dia Mundial da Atividade Física’, celebrado em 6 de abril.
De acordo com o presidente da SBACV MG, Rodrigo Daniel Moreialvar, além das varizes, há problemas vasculares que atingem tanto homens quanto mulheres. Entre eles estão: trombose venosa profunda (presença de um coágulo dentro de uma veia); pé diabético (uma das complicações do diabetes e que leva a riscos de amputação); AVC (Acidente Vascular Cerebral); Aneurisma da aorta, dentre outros.
"Uma das maneiras de prevenir essas doenças é praticar atividades físicas." Moreialvar explica que os exercícios físicos precisam ser feitos sob orientação profissional e reitera que os pacientes devem procurar o médico antes de iniciar o seu programa em uma academia ou para praticar ao ar livre.
Fonte: SBACV MG
Fotos: Arnaldo Athayde