AMMG ilumina sede durante o ‘Setembro Amarelo’ que este ano traz o tema ‘Uso do álcool na infância e adolescência é crime e mata’
O ‘Setembro Amarelo’ é o mês dedicado ao combate e prevenção do suicídio pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Este ano o tema é ‘Uso do álcool entre crianças e adolescentes é crime e mata’. Haverá atividades durante todo o mês de setembro.
Além de orientar a população sobre o que pode levar alguém a tirar a própria vida, o slogan ainda tem como objetivo mostrar que as bebidas alcoólicas servem como válvula de escape e podem interferir no controle da vontade viver.
A Associação Mineira de Psiquiatria (AMP), com o apoio da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), realiza diversas atividades em Belo Horizonte. E, também, a sede da AMMG será iluminada durante todo o mês. Confira a programação.
Realizada já há várias campanhas, este ano acontece no dia oito de setembro, a partir das 9h, no Parque Municipal de Belo Horizonte, a Caminhada de Prevenção ao Suicídio. Com faixas e distribuição de panfletos e orientações, o movimento reúne familiares e pessoas que já passaram pelo problema.
‘Dia Mundial de Prevenção do Suicídio’
A campanha acontece em todo o mundo e o dia 10 de setembro foi institucionalizado como ‘Dia Mundial de Prevenção do suicídio’.
São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo.
Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens.
Cerca de 96,8% dos casos estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias. Este ano o foco é o uso de álcool.
O que diz a AMP
O presidente da AMP, Humberto Correa, explica que o álcool é uma droga lícita e está associado a festas e comemorações entre jovens, principalmente, na pré-adolescência e adolescência.
“À primeira vista, o uso inicial da bebida alcoólica é inofensivo, mas nessa idade pode ser uma bomba relógio, quando o assunto é suicídio.”
“Quando o mundo não lhe atrai e ele não têm razões aparentes para tirar a vida, o álcool potencializa o comportamento suicida não visível e observado por familiares e amigos.”
“Aliado a algum transtorno até mesmo não diagnosticado, torna-se uma associação muito perigosa”, destaca Correa.”
Correa afirma que, por meio das ações do ‘Setembro Amarelo’, busca-se conscientizar a população sobre os fatores de risco para o comportamento suicida.
Busca-se ainda orientar para o tratamento adequado dos transtornos mentais, que representam 96,8% dos casos de morte por suicídio.
As atividades têm o apoio do Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM MG), Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, Exército Brasileiro, do Grupo de Apoio a Enlutados da AMMG (GAL).
Saiba mais
http://www.flip3d.com.br/web/pub/cfm/index9/?numero=14
Programação
Palestra: Crise suicida: primeiras ações para intervenção e salvamento (50 vagas)
Capitão Kleber Silveira de Castro do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais
Data: 31 de agosto, sábado
Horário: 9h30 às 11h
Local: sala 38 da Faculdade de Medicina da UFMG
Realização: AMP, SAM – Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina da UFMG, UFMG
Caminhada aberta à comunidade
Data: 8 de setembro, domingo
Horário: 9h
Local: Parque Municipal de Belo Horizonte – entrada em frente ao Automóvel Clube
2º Simpósio de Prevenção do Suicídio UFMG/AMP
Data: 16 e 17 de setembro
Horário: 19h às 22h, dia 16, e 19h às 21h30
Local: Salão Nobre da Faculdade de Medicina da UFMG (200 vagas)