login
Primeiro acesso? Clique aqui

Este site foi desenvolvido com tecnologias avançadas para
lhe proporcionar uma experiência incrível.
Infelizmente, este navegador não é suportado

Sugerimos que você use o
Google Chrome para melhores resultados.

Câncer de Mama em debate

22 de outubro de 2021

Reunião Multidisciplinar aborda câncer de mama

Especialistas debatem sobre prevenção e tratamento da doença no dia 23 de outubro

 

Reunião Multidisciplinar Câncer de Mama

Data: 23 de outubro

Horário: 8h às 12h

Local: Teatro Oromar Moreira (Centro de Convenções e Eventos da AMMG – Avenida João Pinheiro, 161, Centro)

Transmissão pelo YouTube da AMMG: https://www.youtube.com/watch?v=fc8uXm7uqgQ

 

Na manhã do dia 23 de outubro, sábado, especialistas debatem sobre a prevenção e tratamento de câncer de mama, na Reunião Multidisciplinar. Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), em 2020, as estimativas apontaram 66.280 casos da doença, o que significa 29,7% da população feminina. Desse montante, 18.068 foram os óbitos registrados naquele ano, provando que se deve um acompanhamento constante da enfermidade. O encontro é uma iniciativa da diretoria científica da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), com coordenação da Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Minas Gerais (SBM MG), e será conduzido pelo vice-presidente da AMMG, o mastologista Gabriel de Almeida Silva Júnior.

Médicos e estudantes de medicina poderão assistir à programação que conta com as seguintes temáticas: Rastreamento e Diagnóstico; Situação do câncer de mama: realidade brasileira; Mamografia digital X Tomossíntese; Importância do exame anatomopatológico e imunoistoquímica no tratamento do câncer de mama; Aconselhamento genético; Tratamento do Câncer de Mama; Estratégias de preservação da fertilidade; Novas estratégias no tratamento conservador do câncer de mama; Reconstrução mamária imediata com implante; Abordagem multidisciplinar do Câncer de mama; Neoadjuvância e seu impacto na sobrevida dos pacientes; Papel do paliativista na qualidade de vida do paciente com câncer de mama; Avanços da radioterapia no câncer de mama.

 

IMPORTÂNCIA DOS CUIDADOS

O vice-presidente da AMMG, afirma que o autocuidado em relação ao câncer de mama é muito importante. Trata-se de um conjunto de práticas que devem ser adotadas pelas mulheres para preservar a saúde e têm impacto tanto na redução do risco para o surgimento do câncer (dieta e exercícios físicos), quanto na detecção precoce caso ocorra a doença (autoexame, consultas e realização do rastreamento mamográfico, que deverá ser individualizado de acordo com a idade e risco familiar). O exame de prevenção deve ser realizado anualmente nas mulheres a partir dos 40 anos e quando há relatos de casos na família ou é encontrado algum sintoma antes desta idade, a prevenção começa imediatamente. “A mamografia, também realizada pelo Sistema Único de Saúde, deve fazer parte da rotina da mulher, assim como o autoexame mensal, no qual ela mesma apalpa as mamas”, explica.

Também participam do evento a Associação de Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais (Sogimig), Associação dos Patologistas do Estado de Minas Gerais (APMG), Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional Minas Gerais (SBCP MG), Sociedade de Radiologia de Minas Gerais (SRMG), Sociedade Mineira de Tanatologia e Cuidados Paliativos (Sotamig), Sociedade Brasileira de Radioterapia (SBRT) e Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (Sboc).

 

ACESSE O LINK

Acesse o link: https://www.sympla.com.br/reuniao-multidisciplinar---outubro-rosa__1380395 e faça a sua inscrição. Mais informações: (31) 3247 1619 ou seaci@ammgmail.org.br