Todos os anos são registrados cerca de doze mil suicídios no Brasil e mais de um milhão em todo o mundo. A cada ano o problema vem se intensificando diante da população jovem
Caminhada de Prevenção ao Suicídio
Data: 30 de setembro
Local: Parque Municipal Américo Renné Giannetti.
Avenida Afonso Pena, 1377 – Centro, Belo Horizonte.
Horário: 9 às 12h.
Para fechar as atividades do Setembro Amarelo, mês que celebra mundialmente a Prevenção ao Suicídio, acontece no dia 30 de setembro, no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, uma caminhada de conscientização do problema, promovida pela Associação Mineira de Psiquiatria (AMP), com o apoio de voluntários do Centro de Valorização à Vida (CVV) e a participação da Banda Militar do Exército.
O Brasil é o oitavo país no ranking de suicídios. Os dados são ainda mais alarmantes em relação aos jovens, morrem mais pessoas entre 15 e 29 anos do que o HIV, em todo o mundo. Dados da tese de doutorado, divulgada em novembro de 2017 pela Universidade de São Paulo (USP) comprovam o aumento elevado da quantidade de pessoas que tiram a própria vida. Conforme o trabalho, que ouviu 1.350 alunos, de 22 universidades públicas e privadas de todo o país, o alarde atualmente está em torno do suicídio dos médicos e estudantes, mas não há estatísticas separadas e confirmadas somente para este grupo.
Para o presidente da AMP e da Abeps, Humberto Corrêa, o suicídio é um fenômeno complexo e não há respostas simples e reducionistas para explicá-lo. “Quase 100% dos casos estão associados a um adoecimento mental, sendo a depressão a doença mais frequentemente observada. Estudos nos mostram que a prevalência do comportamento suicida na população brasileira ao longo da vida vem mostrando que, 17% das pessoas no Brasil pensaram, em algum momento, em tirar a própria vida”, frisa Corrêa.
De acordo com o presidente da AMP, aspectos sócio demográficos podem ser levados em conta. O sexo masculino está associado a maior risco de suicídio. Em praticamente todo o mundo, exceto na China, homens suicidam cerca de três vezes mais do que as mulheres. Entretanto, elas tentam de três a quatro vezes mais do que eles. Em termos de faixa etária, os idosos, acima de 65 anos, são o principal grupo de risco para suicídio.
Acontecem ainda, uma série de atividades direcionadas à população, médicos, estudantes de medicina e profissionais da saúde. A campanha ainda contará com a participação da artista mineira, Cida Mendes (Concessa). Em um vídeo, a personagem chama a atenção para a seriedade do assunto com uma conversa ao ‘pé do ouvido’, bem no estilo ‘mineirês’.
PROGRAMAÇÃO SETEMBRO AMARELO
Eventos abertos ao público
13 a 27/09 – Mostra de cinema com sessões comentadas sobre suicídio
Local: Palácio da Artes. Avenida Afonso Pena, 1.537. Centro. BH/MG
Informações: www.fcs.mg.gov.br/index.php?option=com_gmg&view=events&category_id=157&controller=events&Itemid=1285&m=9&y=2018
Inscrições limitadas
28/09 – Palestra O Estigma e a prevenção do comportamento suicida, com Humberto Corrêa, presidente da Associação Mineira de Psiquiatria
Local: Cinema Epcar, Rua Santos Dumont, 149. São José. Barbacena/MG
Horário: 11h. Informações: www.fab.mil.br/index.php. Inscrições limitadas.