Homenagem a Hilton Rocha
A Academia Mineira de Letras promove no dia 24 de agosto, às 19h30, o evento “Vinte e cinco anos sem o acadêmico Hilton Rocha”, uma sessão especial em homenagem ao renomado oftalmologista, que foi o terceiro ocupante da cadeira nº 21. Estará representando a Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), o presidente da Sociedade Mineira de Oftalmologia, Elisabeto Ribeiro Gonçalves. O encontro conta também com a participação do membro da Academia Mineira de Medicina, José Raimundo da Silva Lippi e o coordenador do Centro de Memória da Faculdade de Medicina da UFMG, Luciano Amédée Peret Filho. A sessão contará com a presença de Astênio César Fernandes, membro da Academia Paraibana de Letras, que virá de João Pessoa para falar em nome dos ex-alunos do professor Hilton Rocha. Em nome da família falará o filho Ricardo Rocha.
O evento faz parte do programa Universidade Livre – Plano Anual de Manutenção AML, realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais de 4,7 mil médicos cooperados e colaboradores. A AML integra o Circuito Liberdade.
Sobre Hilton Rocha
Hilton Rocha nasceu em Cambuquira, no Sul de Minas, em 1911. Aos 10 anos, mudou-se para Belo Horizonte com a família, onde, em 1928, ingressou na Faculdade de Medicina de Belo Horizonte (atual UFMG). Especializou-se em Oftalmologia, em 1942 e, com 31 anos, tornou-se professor catedrático da UFMG, quando atuou no Hospital São Geraldo. Em 1959, fundou e coordenou o curso de especialização em Oftalmologia e, em 1970, o doutorado na área, ambos no instituto filantrópico que viria a ter o seu nome, criado em 1979.
Hilton Rocha foi, ainda, por duas vezes, presidente da AMMG e, por uma vez, da Associação Médica Brasileira, além de membro da Academia Nacional de Medicina e de diversas sociedades oftalmológicas nacionais e internacionais. Entrou para a Academia Mineira de Letras em 7 de outubro de 1971, tendo recebido diversos títulos, medalhas e homenagens. Escreveu a obra “Páginas Esparsas”, uma coletânea em três volumes, na qual transcreve alguns de seus discursos e narra a vida dos principais cegos da história. Faleceu em 23 de maio de 1993, sendo sucedido na AML pelo jurista Caio Mário da Silva Pereira.
Fonte: Doizum Comunicação
SERVIÇO:
Homenagem “Vinte e cinco anos sem o acadêmico Hilton Rocha”
Data: sexta, 24 de agosto
Horário: 19h30
Local: Academia Mineira de Letras (rua da Bahia, 1.466, Lourdes, BH/MG).
Entrada gratuita. academiamineiradeletras.org.br